Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

1. OBJETIVO:

 

1.1 Apoiada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Fundação Dom Cabral (FDC), Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza, esta premiação visa reconhecer e destacar as principais iniciativas socioambientais de indivíduos, empresas privadas e públicas, instituições de ensino e do terceiro setor que, por meio de atitudes, projetos, campanhas e desenvolvimento de atividades, contribuem para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das populações.

 

1.2 Devido à afinidade ideológica, a partir deste ano o PRÊMIO HUGO WERNECK será realizado em parceria com o PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE e o PRÊMIO SUCESU MINAS DE SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Desde 2009, o PRÊMIO ABAP DE SUSTENTABILIDADE vem valorizando empresas, projetos e personalidades reconhecidas por sua atuação sustentável. O PRÊMIO SUCESU MINAS DE SUSTENTABILIDADE EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO visa reconhecer o mérito de organizações fornecedoras ou consumidoras de tecnologia que tenham implantado ações de sustentabilidade em TI, seja em software, hardware ou processos.

 

 

2. PARTICIPAÇÃO:

 

2.1 Podem concorrer iniciativas bem sucedidas, ações, cases, experiências de uma ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, empreendedores, instituições e ONGs que tenham projetos já concluídos ou em realização, que cumpram rigorosamente as legislações socioambientais e tenham se somado à construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

 

2.2 Para se inscrever e concorrer, é preciso escolher se o projeto em questão concorrerá ao Prêmio Hugo Werneck, Prêmio Sucesu ou ao Prêmio Abap de Sustentabilidade. Não é necessário escolher a categoria, apenas o prêmio. Uma vez inscrito, caberá à Comissão Julgadora direcionar os projetos, ações e indicações para as categorias específicas da premiação.

 

2.3 Os projetos, cases e indicações podem concorrer em mais de uma categoria.

 

2.4 Os finalistas da 2ª edição da premiação estão automaticamente aptos para concorrerem novamente, bastando que se manifestem seu desejo de participação por comunicado de próprio punho ou por email.

 

2.5 Os candidatos inscritos e vencedores autorizam o Comitê Executivo do Prêmio a divulgar, por qualquer meio e sem limite de prazo, os projetos e o perfil das entidades proponentes, de maneira parcial ou integral.

 

2.6 Projetos e nomes selecionados serão auditados quanto à sua veracidade pela Academia Ambiental e Comissão Julgadora para avaliação in loco dos benefícios socioambientais.

 

2.7 O Grupo SouEcológico, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade, estadual Minas Gerais (Abap-MG) e a Sociedade dos Usuários de Informática e Tecnologia (Sucesu Minas), deterão em seus acervos todos os projetos recebidos.

 

 

3. INSCRIÇÕES E INDICAÇÕES:

 

3.1 Para concorrer, deve-se fazer inscrição ou ser indicado.

 

3.2  Indicações são feitas mediante preenchimento do formulário digital de cadastro, acessível em:

www.premiohugowerneck.com.br,

www.premioabapsustentabilidade.com.br

www.premiosucesuminas.com.br.

 

3.3 Inscrições são feitas por preenchimento do formulário digital de cadastro e preenchimento do formulário de inscricao. Essas duas etapas sao necessárias para controle e monitoramento pela Comissão Julgadora dos projetos concorrentes.

 

3.4 O formulário de inscrição deve ser preenchido, impresso em (02) duas vias e encaminhado para o Grupo Sou Ecológico, no endereço informado na cláusula 3.6, juntamente com (02) duas cópias do projeto e 01 CD/DVD com arquivo do projeto digitalizado, imagens e fotos que ilustram a iniciativa inscrita. 

 

3.5 Os projetos apresentados devem informar:

a. Título;

b. Local;

c. Responsável ou pessoa de contato que pode responder informações sobre o projeto;

c. Público(s) alvo(s);

e. Início da implantação do projeto e término previsto (ou informar se “ação permanente”);

f. Descrever a motivação e justificativa para a realização do projeto - em até 20 linhas;

g. Descrever as principais atividades do projeto (metodologia, conteúdo, número de pessoas envolvidas, local de trabalho, recursos – em até 20 linhas);

h. Descrever as principais dificuldades encontradas até o momento (infraestrutura, alcance do projeto, recursos financeiros - em até 20 linhas);

i. Descrever resultados do projeto até o momento (em até 20 linhas).

 

3.6 Os trabalhos deverão ser enviados dentro de um envelope endereçado a:

III PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA

REVISTA ECOLÓGICO

RUA JACQUES LUCIANO, 276, SAGRADA FAMÍLIA

31030-320 BELO HORIZONTE – MG

 

3.7 Todas as imagens contidas no CD/DVD devem ter alta resolução para serem impressas na revista e exibidas em telão, caso necessário. Uma imagem em alta resolução deve ter, no mínimo, 200 dpi e aproximadamente 20 cm.

 

3.8 Projetos enviados que não estejam dentro dos critérios de inscrição serão desclassificados.

 

 

4. METODOLOGIA

 

4.1 A Academia Ambiental indica e julga os projetos no Prêmio Hugo Werneck. É um grupo formado por autoridades, ambientalistas, personalidades, representantes das instituições que participam da realização do Prêmio e pelo Conselho Editorial da REVISTA ECOLÓGICO. Dentro da Academia Ambiental estão o Comitê Executivo, o Comitê Pré-Seleção e a Comissão Julgadora.

 

4.2 A inscrição espontânea é recebida pelo Comitê Pré-Seleção, que selecionará projetos e iniciativas por áreas de atuação e os encaminhará para a Comissão Julgadora.

 

4.3 A Comissão Julgadora das Categorias ABAP, entretanto, é formada por profissionais reconhecidos por sua capacidade e vivência em comunicação e sustentabilidade. Não cabe a este júri analisar tecnicamente os projetos e ações divulgadas, e sim as estratégicas utilizadas para promover a comunicação.

 

4.4 Já a indicação de nomes, instituições e/ou projetos que mereçam ser premiados podem ser feitas por qualquer pessoa ou instituição por escrito ou via hotsite da premiação. Estas indicações são recebidas e analisadas pelos Comitês Pré-Seleção e Executivo e, em seguida, pela Comissão Julgadora.

 

4.5 Cada projeto será analisado por 02 (dois) julgadores do Comitê Pré-Seleção. Cabe ao Comitê Executivo selecionar 03 (três) finalistas para cada categoria.

 

4.6 Escolhida uma lista tríplice de inscritos e indicados por categoria, a Comissão Julgadora apontará os mais votados, formando uma lista final que é apresentada para os membros da Academia Ambiental/Comissão Julgadora ABAP-MG para o referendum final e legítimo. A Academia/Comissão podem rever, manter ou mudar o primeiro voto, o que torna a aclamação dos vencedores conhecida e anunciada somente na cerimônia de entrega do Prêmio.

 

4.7 Em caso de empate caberá à Comissão Julgadora exercer o voto de minerva.

 

4.8 Os seguintes parâmetros são critérios de avaliação usados pela Academia Ambiental:

 

1. Uso de metodologias participativas;

2. Grau de envolvimento do público;

3. Impactos positivos;

4. Benefícios para a sociedade;

5. Possibilidade de reaplicação em outras comunidades;

6. Promoção da cidadania e envolvimento social local e global;

7. Estímulo às parcerias públicas e privadas, ao diálogo e à solidariedade;

8. Colaboração com a execução de políticas públicas e cumprimento da legislação;

9. Proteção efetiva do meio ambiente;

10. Apoio pragmático na preservação e conservação dos recursos naturais;

11. Contribuição ao enfrentamento da dengue;

12. Contribuição para prevenção e combate ao uso de drogas, especialmente ao crack, que arrebata pessoas de diferentes classes sociais e econômicas.

 

4.9 Conhecer, Gostar e Cuidar são critérios competitivos de avaliação e seleção geral.

 

4.10 As empresas patrocinadoras poderão concorrer exclusivamente na categoria “Parceiro Sustentável”. Neste caso, além dos critérios básicos de julgamento (Conhecer, Gostar e Cuidar), elas deverão observar dois outros critérios para avaliação da Comissão Julgadora: Inovação e Amorosidade. Isto significa que, além de ações sustentáveis, o que já as credenciam como patrocinadoras do Prêmio, essas empresas também devem demonstrar, de maneira criativa e espontânea, que se reinventam em tecnologia ou gestão, indo além de cumprir a legislação ambiental.

 

 

5. CATEGORIAS:

 

Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza

1. Melhor exemplo em Água, Ar, Flora e Fauna

2. Melhor Ação em Turismo

3. Destaque Municipal

4. Destaque Estadual

5. Destaque Nacional

6. Melhor Empresa

7. Melhor Empresário

8. Melhor Político

9. Melhor do Comércio de Bens e Serviços

10. Personalidade do Ano

11. Parceiro Sustentável

 

 

Prêmio Abap de Sustentabilidade

1. Melhor Anunciante: Deverá premiar a empresa que mais se empenhou em praticar e divulgar ações sustentáveis.

2. Melhor Campanha Institucional: Irá reconhecer as melhores campanhas publicitárias/anúncios que divulgam os valores ou práticas sustentáveis de uma marca ou empresa.

3. Melhor Campanha de Mobilização: Irá premiar a campanha de comunicação e/ou marketing que mais se destacou ao promover o envolvimento do público-alvo com uma causa sustentável.

4. Melhor Campanha de Educação: Irá premiar a campanha de comunicação e/ou marketing que mais se destacou ao propor a criação de novos hábitos sustentáveis junto ao público-alvo.

 

Prêmio Sucesu Minas de Sustentabilidade em Tecnologia da Informação

1. Sustentabilidade em TI

 

 

6. CRONOGRAMA:

 

6.1 O prazo para recebimento de inscrições será encerrado em 17 (dezessete) de outubro de 2012, às 23:59 horas. Os trabalhos, personalidades e instituições premiados serão conhecidos durante solenidade pública a se realizar em 28 (vinte e oito) de novembro de 2012, no Sesc Palladium, com a presença do governador Antonio Augusto Anastasia.

 

6.2 Os candidatos/indicações finalistas serão informados individualmente na última semana de outubro de 2012.

 

Inscreva-se!

 

O planeta e a humanidade agradecem.

 

 

 

Rua Jacques Luciano, 276 Sagrada Família 31030-320 Belo Horizonte - MG  Tel: 31 3481-7755  ©2012 Ecológico - Todos os direitos reservados.