Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O ambientalista Hugo Werneck (1919-2008) acreditava que só o amor poderia mudar a atitude do ser humano em relação ao meio ambiente. O Grupo Ecológico também compartilha dessa filosofia e acredita que valorizar pessoas, empresas e instituições que estão nesse caminho incentiva novas ações e atitudes.

Foi com essa missão que, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do SindiExtra, o PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA foi criado em 2010. Ele propõe reconhecer, divulgar e premiar os melhores exemplos de gestão, revitalização e preservação ambiental, bem como indicações de pessoas e instituições em todo o país.

Já em sua sétima edição, o prêmio se tornou uma referência nacional, de Minas para o Brasil, e acumula mais de 800 inscrições e indicações recebidas e 111 vencedores e homenageados. Como parte integrante do calendário político, empresarial e institucional do país, também incentiva o diálogo entre diferentes níveis de governo e a sociedade para a busca conjunta de soluções sob a ótica da sustentabilidade - de forma socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta.

Com participação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – IGAM, IEF e FEAM -, o Prêmio Hugo Werneck tem ainda a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Sistema Fecomércio MG. A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral e a legitimação e apoio do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza, da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e da Fundação SOS Mata Atlântica.

 

 

Sob o tema “Mudanças Climáticas – Qual a sua contribuição?”, o VII PRÊMIO HUGO WERNECK reconhecerá este ano indivíduos, projetos e instituições que desenvolvem iniciativas sustentáveis que contribuem para reduzir os efeitos do aquecimento global bem como o enfrentamento das mudanças climáticas potencializadas pela ação humana.

O homenageado especial de 2016 será o médium espírita Chico Xavier (1910-2002), que há mais de cinco décadas já alertava para a urgência de como evitar o aquecimento global. Sua revelação climática - que aponta 2019 como a data limite para as nações respeitarem as diferenças, evitar a III Guerra Mundial e, assim deixar de destruir a natureza e viver em paz -, tornou-se um alento para a evolução espiritual da humanidade.

O prêmio

Tema 2016

Nascido em Belo Horizonte, Hugo Eiras Furquim Werneck formou-se em Odontologia e trabalhou como cirurgião-dentista por 54 anos. Sensibilizado com o desmatamento provocado pela exploração de carvão no estado, transformou-se num dos principais expoentes do movimento ambientalista brasileiro.

Criador da Fundação Biodiversitas e ex-presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, também fundou, há mais de 30 anos, o Centro para a Conservação da Natureza, uma das primeiras ONGs na América Latina a empunhar a bandeira do que hoje chamamos de sustentabilidade.

Hugo Werneck

Homenagem Especial

Chico Xavier