Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

“Nós somente gostamos daquilo que conhecemos, é belo e nos encanta”, dizia o mestre Hugo Werneck. Para ele, o ser humano somente sente necessidade de cuidar daquilo que lhe é caro. E o contato com a natureza permite isso, seja por meio de uma flor, árvore, rio ou um pássaro. Além disso, nos dias atuais, inovar é tão necessário quanto preservar e cuidar do meio ambiente em que vivemos e nos permite viver.

Para que possamos abraçar a economia verde e diminuir a fome e a pobreza no planeta, Hugo Werneck aconselhava três fundamentos, que hoje ainda continuam atuais à aurora do pensamento ecológico: conhecer, gostar e cuidar. São eles que orientam o PRÊMIO HUGO WERNECK DE SUSTENTABILIDADE & AMOR À NATUREZA no reconhecimento dos melhores exemplos em sustentabilidade e amorosidade ao planeta e ao ser humano. E nos reaproximam da natureza, bem como lutar contra o desenvolvimento econômico ainda divorciado com o processo natural da vida:

 

 1 – Conhecer

Temos de conhecer, de maneira científica e vivencial, os mecanismos de funcionamento e autoperpetuação da natureza.

2 – Gostar

Somente este contato é capaz de nos fazer gostar do meio ambiente que nos dá vida e protege.

3 – Cuidar

E cuidar dela, por extensão de todos os seres vivos, é o melhor que podemos fazer e ser exemplo.

 

No caso das categorias “Melhor Parceiro Sustentável” e “Melhor Projeto de Parceiro Sustentável” – em que só podem concorrer as empresas parceiras desta premiação que, de maneira criativa e espontânea, reinventam-se e vão além do cumprimento da legislação ambiental - somam-se a esses três fundamentos para concorrer ao prêmio outros dois de caráter específico – "Inovar" e "Amar".

Os indivíduos, empresas e instituições que concorrem à premiação devem inscrever seus projetos por meio de preenchimento de formulário e informações exigidas no regulamento do VII PRÊMIO HUGO WERNECK.

As indicações de projetos, cases e nomes, feitas de maneira livre e democrática por cidadãos e/ou instituições são analisadas pelos membros do Comitê Executivo e a Comissão Julgadora.

Os critérios desta premiação são os mesmos que nortearam com sucesso e credibilidade, durante nove anos, o “Prêmio Minas Ecologia”, do Caderno Estado Ecológico, do jornal ESTADO DE MINAS, em parceria com a Fiemg e a Amda. E, posteriormente, o “Prêmio Brasil de Meio Ambiente”, promovido pela Revista JB Ecológico, do JORNAL DO BRASIL, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Fundamentos

Homenagem Especial

Chico Xavier